segunda-feira, 25 de abril de 2016

Trabalho do segundo bimestre: política e comunicação construtiva

O trabalho do segundo bimestre pretende estimulá-los a apreender, problematizar e criticar textos de intervenção recentes sobre temas de política brasileira.

As discussões sobre política têm assumido formas e tons que indicam a falta de esforço ou um esforço falho de compreensão dos argumentos que são colocados. Isto é, rejeitam-se teses que não foram entendidas, rebatem argumentos com preconceitos, num cenário em que a política fica refém de trocas entre surdos. Em especial, como indiquei aqui, parece-me que: "O antipetismo, que adota formas cada vez mais violentas, e o petismo defensivo que isso despertou são expressões igualmente inócuas num contexto de crise objetiva, pois se fundamentam em um debate sem lastro de materialidade, em torno de fantasias e bonecos de ar, em conflitos cada vez mais surreais e inegociáveis". (Noto que não é preciso concordar com meu argumento sobre a conjuntura atual, mas é preciso entendê-lo para que seja refutado.) O esforço a ser feito no trabalho cujas instruções seguem é lidar com visões diferentes e saber posicionar-se modo claro e objetivo, além de lidar com a comunicação como forma de consenso.

Proposta
O trabalho consiste: (1) na síntese e análise de artigos na mídia sobre política brasileira recente; e (2) na produção de um conjunto de materiais jornalísticos em formato que será detalhado em postagem subsequenteOs artigos serão escolhidos e divulgados pelo professor no blog. Trata-se de um trabalho realizado necessariamente em grupo. 

A inspiração para esse trabalho é o método da cultura do conflito construtivo, cuja máxima é "defender o próprio ponto de vista através de palavras e recursos reconhecendo que o outro tem (e tem o direito de ter) um ponto de vista divergente" (Wikipédia), mas não há exigência que os grupos se aprofundem nesse método.

Por conta do calendário, não haverá apresentação do trabalho em sala de aula, mas haverá pelo menos uma semana em sala de aula em que os grupos se reunirão e poderão tirar dúvidas com o professor e discutir o andamento do trabalho.

Noto que não se trata de dar sua opinião sobre a temática, mas de entender e problematizar argumentos existentes no debate público.

Organização dos grupos
Os grupos para a realização deste trabalho vão contar entre cinco a sete pessoas.

Todos os integrantes do grupo devem necessariamente estar matriculados na mesma turma.
Vou selecionar aleatoriamente os grupos e divulgá-los com suficiente antecedência. Qualquer problema após a divulgação dos grupos, avisem.

Tema de trabalho
Publicarei no Blog os artigos com os quais cada grupo deverá trabalhar. Todos os artigos serão recentes e versarão sobre política brasileira. Eu os deixarei disponíveis em uma pasta virtual.

Orientação sobre a primeira parte do trabalho
Cada grupo receberá dois ou mais artigos, com visões diferentes sobre o mesma tema. A primeira parte do trabalho consiste em:

1. Introdução
1.1 Apresentação da temática
1.2 Apresentação do trabalho desenvolvido

2. Apresentação dos argumentos
2.1 Apresentar os principais argumentos dos textos, separadamente
2.2 Pesquisar dados e referências externas que corroborem os argumentos apresentados (SEMPRE citar a fonte dos dados e referências!), separadamente para cada texto
2.3 Relacionar os artigos a pelo menos duas leituras obrigatórias ou sugeridas do segundo bimestre -- separadamente para cada texto. A expectativa aqui é que as leituras sirvam de embasamento conceitual e analítico para os artigos, isto é, a expectativa é problematizarem os argumentos dos artigos a partir do material ao qual estão expostos neste bimestre

3. Identificação de proposições e asserções inadequadas
3.1 Listar termos e frases que eventualmente não contribuem para um debate construtivo sobre a temática
3.2 Justificar a seleção de termos e frases inadequados listados
3.3 Avaliar o impacto da utilização desses termos e frases inadequados

4. Identificação de controvérsias
4.1 Organizar de modo sistemático os argumentos dos textos que versam sobre os mesmos assuntos
4.2 Identificar argumentos que apenas um dos artigos trata
4.3 Avaliar e problematizar o conflito ou o acordo em relações aos argumentos sobre os mesmos assuntos (4.1)
4.4 Sugerir prováveis respostas que os autores de outra perspectiva dariam aos argumentos não tratados (4.2), a partir de pesquisa e referência externa (SEMPRE citar a fonte dos dados e referências!)

5. Conclusão e síntese
5.1 Avaliar e problematizar a controvérsia identificada na seção anterior
5.2 Resumir as etapas do trabalho realizado
5.3 Apontar possíveis formas de solucionar a controvérsia, especialmente formas que potencializem aquilo que há de comum nos argumentos (se isso for possível)

6. Discussão
6.1 Discutir e problematizar a controvérsia identificada na seção anterior a partir do texto de Norbert Elias, "Ensaio teórico sobre as relações estabelecidos-outsiders". Disponível aqui.
6.2 Discutir e problematizar a controvérsia identificada na seção anterior a partir do texto de Umberto Eco, "Prefácio a Apocalípticos e Integrados". Disponível aqui (em boa versão, mas em espanhol) e aqui (em versão menos boa, mas em português).
6.3 Discutir e problematizar a controvérsia identificada na seção anterior a partir do texto de Jürgen Habermas, "Conhecimento e interesse (Ramo e interesse: retrospecção — Kant e Fichte)". Disponível aqui.

6.4 Discutir e problematizar a controvérsia identificada na seção anterior a partir do texto de Clemilton Lopes Pinheiro, "A refutação no gênero artigo de opinião". Disponível aqui.

Nota e prazo de entrega da primeira parte do trabalho
A primeira parte do trabalho equivale a 50% da nota bimestral. A segunda parte do trabalho equivale a 25% da nota bimestral. A prova de verificação de leitura equivale a 25% da nota bimestral.

A primeira parte do trabalho final deve ser realizada impreterivelmente até 1-3/6.

Não serão aceitos trabalhos fora do prazo, em qualquer hipótese.

Divisão de tarefas na primeira parte do trabalho
A divisão das tarefas dentro do grupo fica a critério do grupo, mas é exigido que, na entrega do trabalho, esteja discriminado o que cada estudante realizou no trabalho. Essa explanação deve ter pelo menos um parágrafo por estudante. Levarei isso em consideração para a nota, que terá então uma fatia dada pelo trabalho como um todo e uma fatia pela contribuição de cada pessoa no grupo.

Minha sugestão é que cada seção do trabalho tenha pelo menos duas pessoas trabalhando em conjunto, para evitar problemas.

Formato na primeira parte do trabalho
A exigência é de no máximo 20 páginas (fonte Times New Roman 12, parágrafo simples, margem convencional). Trabalhos maiores não serão aceitos. A folha de capa, o sumário, a folha de explanação e a bibliografia não contam nas 20 páginas. Lembre-se que a síntese é uma qualidade acadêmica.

A entrega do trabalho deve impreterivelmente ser feita em versão impressa e eletrônica, até o prazo máximo estabelecido para a entrega (ver acima).

Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, em qualquer circunstância.

Plágio
Como sabem, plágio é indicação de improbidade acadêmica. Há material de referência sobre isso no plano de aula e recomendo vivamente que leiam esse material, em caso de dúvida sobre como fazer referências a obras consultadas. Todo plágio acarretará nas penalidades previstas no regimento interno da faculdade.

Como os trabalhos serão entregues em versão eletrônica, eu os passarei todos em um detector de plágio. Espero não detectar nada... Mas se houver comprovação de material indevidamente copiado sem referência adequada, o/a responsável pela seção em que o plágio está localizado tirará zero em todo o trabalho (primeira e segunda partes incluídas) e todo o grupo perderá um ponto e meio na nota do trabalho.

Dúvidas

Não hesite em entrar em contato comigo, em caso de dúvida sobre essas instruções. Mas não darei esclarecimentos específicos sobre seu trabalho fora da data específica em que faremos isso.

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